
O ciclo de vida das versões do PHP
30/04/2020O PHP está atualmente na versão 7.4, que foi lançada oficialmente em Novembro de 2019, e além dessa versão ainda estão ativas as versões 7.2 e 7.3.
Cada versão do PHP possui um ciclo de vida de 2 anos a partir de seu lançamento oficial (versão estável), isso significa que ao longo desse tempo bugs e problemas de segurança que forem relatados pelos usuários e pela comunidade de desenvolvedores serão corrigidos e disponibilizados em versões pontuais regulares.
Passado esse período de 2 anos em que acontece o suporte ativo, cada versão passa a receber 1 ano de suporte adicional onde apenas problemas críticos de segurança serão corrigidos e as liberações dessas atualizações feitas conforme a necessidade, a depender do volume de correções.
Ao final desses 3 anos a versão perde o suporte, entrando em EOL (End of Life). É nesse momento que as empresas de hospedagem atualizam as versões disponíveis em suas configurações e os desenvolvedores e empresas devem (ou pelo menos deveriam) atualizar suas aplicações.
Versões ativas
Atualmente temos 3 versões ativas: 7.2, 7.3 e 7.4. Sendo que a versão 7.2 já está no período de suporte adicional, recebendo apenas atualizações de segurança, e esse suporte se encerra em 30 de novembro de 2020.
Veja a seguir uma tabela com as informações relacionadas às versões ativas e suas respectivas datas de lançamento e fim do suporte.

Versões do PHP com suporte ativo (tempo restante de suporte calculado com base na data de publicação desse post)
A importância de manter o servidor e as aplicações atualizadas
Ao atualizar a versão do PHP você ganha tanto em segurança quanto em performance, e também novas funcionalidades que são implementadas a cada versão.
Por exemplo, a versão 7.3 trouxe como novidades:
- Flexibilidade de sintaxe Heredoc e Nowdoc;
- Permitir vírgula à direita em chamadas de função e método;
- Opção para fazer
json_encode
ejson_decode
lançar exceções em caso de erros; - Atribuições de referências em
list()
; - Função
is_countable()
.
Já a versão 7.4 trouxe como novidades:
- Typed Properties
- Arrow Functions
- Spread Operator em Arrays
- Operador de atribuição null coalescing
- FFI (foreign function interface)
- Preloading
Para o PHP 8 existe a promessa da implementação de compilação JIT (Just In Time), que é uma forma de otimizar o código de execução.
Se você mantém suas aplicações rodando sempre sob a última versão estável do PHP, pode aproveitar todos esses recursos e ainda contar com uma qualidade melhor de segurança.
Não deixe de atualizar a versão do PHP no servidor onde sua aplicação está rodando e também de atualizar a própria aplicação.