Configurando a baseUrl no CodeIgniter 4

Configurando a baseUrl no CodeIgniter 4

01/05/2020 0 Por Jonathan Lamim

Configurar a url base da sua aplicação é algo muito importante para que você possa garantir que os links internos dela possam ser gerados de forma correta sempre que a função base_url() for utilizada, ou mesmo links gerados de forma automática por alguma outra funcionalidade padrão do CodeIgniter 4, como é o caso dos recursos de paginação de resultados.

Nessa nova versão você pode configurar a url base em 2 lugares: no arquivo /app/Config/App.php e no arquivo env.

Configurando a url base no arquivo App.php

A configuração através do arquivo /app/Config/App.php é simples, basta você alterar o valor da variável $baseURL para a url da sua aplicação.

Diferente do CodeIgniter 3, agora você não tem a opção de criar uma lógica para identificar o tipo de ambiente e então apontar a url correta. E nem precisará disso, pois através do arquivo env esse problema é facilmente solucionado.

Configurando a url base no arquivo env

O arquivo env é um arquivo de configuração no formato de texto que permite aplicar além da configuração da url base, outras como por exemplo as configurações de banco de dados.

Para definir a url base nesse arquivo, basta abrí-lo e alterar a linha apresentada a seguir removendo o # informando entre aspas simples (”) a url base da sua aplicação.

# app.baseURL = ''

É importante ficar atento pois as configurações aplicadas no arquivo env sobrescrevem as configurações feitas em arquivos como /app/Config/App.php e /app/Config/Database.php.

Configurando a url base para diferentes ambientes

Para configurar a url base para diferentes ambientes basta você fazer uso do arquivo env, assim você não precisa ficar alterando as configurações cada vez que for atualizar um ambiente.

Basta subir os arquivos da aplicação para seus respectivos ambientes, que geralmente são desenvolvimento (develop), testes (testing) e produção (production). Feito isso você atualiza o arquivo env de cada ambiente com as devidas configurações do ambiente.

Dessa forma basta se certificar de não enviar o arquivo env no momento de atualizar os ambientes que as configurações serão mantidas.