Como começar um projeto com CodeIgniter 4

Como começar um projeto com CodeIgniter 4

01/05/2020 0 Por Jonathan Lamim

O CodeIgniter 4 foi lançado no dia 24 de fevereiro de 2020 e já está sendo utilizado por muitas pessoas, a comunidade está muito ativa no que diz respeito a correção de bugs, atualização da documentação e desenvolvimento de nova funcionalidades.

Então se você tinha dúvidas sobre começar a utilizá-lo em seus projetos, chegou a hora de fazer uso de uma versão muito mais robusta do que a anterior e com uma estrutura e funcionalidades capazes de otimizar o processo de desenvolvimento e torná-lo ainda mais padronizado.

2 formas de começar um projeto com CodeIgniter 4

Você tem duas formas para começar um projeto com CodeIgniter: fazendo download manual do framework ou utilizando o Composer.

A seguir você verá como iniciar um projeto com cada uma dessas formas, além de um bônus com uma outra forma de começar um projeto.

Começando um projeto com download manual do framework

Para começar um projeto utilizando o download manual do framework basta você acessar o site oficial e fazer o download dos arquivos versão mais recente.

Após fazer o download basta descompactar os arquivos no diretório em que desejar e toda a estrutura estará pronta para que você comece a desenvolver sua aplicação.

Começando um projeto com download via composer

O Composer é uma ferramenta para gerenciamento de dependências em PHP e através dele você pode começar um projeto com CodeIgniter 4 diretamente no terminal.

Para isso, abra o terminal, acesse o diretório onde ficam suas aplicações no ambiente de desenvolvimento e em seguida execute o seguinte comando:

composer create-project codeigniter4/appstarter projeto-ci4

Esse comando informa ao Composer que ele deve copiar a estrutura de arquivos do último release do CodeIgniter 4 para o diretório projeto-ci4.

Após ambas as instalações você terá a seguinte estrutura relativa ao CodeIgniter 4 dentro do diretório do seu projeto:

  • app, public, tests, writable
  • vendor/codeigniter4/

[BÔNUS] Adicionando o CodeIgniter 4 a um projeto já existente

Além de poder criar toda a estrutura do zero tanto via download manual quanto via Composer, você também pode instalar o CodeIgniter para utilizá-lo em um projeto já existente.

Mas nesse caso é preciso se certificar de que a estrutura do projeto seja compatível com a estrutura do CodeIgniter. Sua aplicação precisa estar sendo desenvolvida dentro do diretório app e o diretório public se tornará a raiz do projeto no que diz respeito a acesso via browser.

Após se certificar de que possui essa estrutura, acesse o diretório do projeto pelo terminal e execute o comando a seguir:

composer require codeigniter4/framework

Esse comando fará a instalação do CodeIgniter 4 no diretório da sua aplicação como uma dependência. Após concluída a instalação, copie os diretórios app, public, tests e writable que ficam dentro de vendor/codeigniter4/framework para o diretório da sua aplicação.

Copie também os arquivos env, phpunit.xml.dist e spark que ficam dentro de vendor/codeigniter4/framework para o diretório da sua aplicação.

Abra o arquivo app/Config/paths.php e atualize as informações correspondentes aos diretórios da aplicação.

  • $systemDirectory = ROOTPATH . '/vendor/codeigniter4/framework/system'

Essa possibilidade é bastante interessante mas exige que a estrutura da aplicação esteja no padrão do CodeIgniter 4, então eu recomendo só utilizá-la caso esteja certo dessa compatibilidade, caso contrário, comece um novo projeto utilizando a instalação via Composer como foi mostrado no início desse tutorial.